Maquiagem Orgânica: Benefícios, Ingredientes e Marcas (Saiba Tudo!)

Benefícios à saúde, ingredientes a evitar, como verificar selos e certificados, e lista de marcas para comprar consciente.

Os tipos de maquiagem orgânica, natural, vegana e cruelty-free são superiores à convencional, seja para nós, animais ou planeta. Ainda tem dúvidas, não sabe a diferença e nem como identificar? Aqui tem tudo isso: dados, vantagens, formulações, certificados e mais dicas.

Como surgiu a maquiagem?

Não é de hoje (nem de ontem) que a maquiagem começou a ser utilizada por nós. Aliás, ela parece ter sido sempre parte da nossa História. O vídeo abaixo ilustra bem o que vamos contar nos próximos parágrafos!

Pinturas corporais

Em seus primórdios, a maquiagem foi utilizada tanto pelas mulheres quanto pelos homens, na forma de pintura corporal, com significados religiosos e espirituais, assim como uma forma de mostrar suas alianças tribais, afugentando assim seus adversários de outras tribos.

A maquiagem ou pintura corporal era também utilizada com propósitos curativos, assim como para servir de camuflagem e também como uma proteção contra a fúria dos elementos naturais.

Os olhos dos egípcios

Das sociedades organizadas conhecidas pelo uso da maquiagem, os primeiros foram os egípcios, há nada menos do que 8000 anos atrás. Eles eram químicos sofisticados para a sua época, utilizando uma ampla gama de materiais vegetais, animais e minerais para criar tinturas que serviam como maquiagens.

Os egípcios de todas as classes sociais utilizavam maquiagens ao redor dos olhos e nos lábios, como um acessório diário.

A discrição de gregos e romanos

Dois mil anos depois, por volta de 4000 antes de Cristo, gregos e romanos utilizavam a maquiagem de forma discreta, quase secreta, de acordo com os costumes que proibiam as mulheres de ser independentes. Elas usavam um pó claro no rosto e um leve toque de cor em seus lábios e maçãs do rosto.

É desonesto se maquiar

Avançando um pouco mais, já no século XV, o uso de maquiagem para alterar suas características era considerado uma forma de desonestidade, portanto utilizar maquiagem era considerado pecado. Por isso, assim como nos tempos de gregos e romanos o seu uso era o mais discreto e imperceptível possível.

Maquiagem para ricos

Já a partir do século XVI o uso da maquiagem ganha um novo status a partir da então capital da moda, Veneza, tanto melhor quanto mais chamativo e exagerado possível. Isso porque, sendo a maquiagem um item bem caro, os membros da aristocracia exageravam em seu uso para diferenciá-los da classe média.

A maquiagem é vulgar

No século XIX a discrição retorna, quando a Rainha Victoria declara que o uso de maquiagem é algo vulgar e então a maquiagem se torna imprópria principalmente nos círculos mais refinados. As mulheres exploram alternativas, como morder os lábios e beliscar as bochechas para conseguir um efeito semelhante, de forma natural.

Maquiagem como protesto

A maquiagem continua sendo considerada vulgar ainda no início do século XX, quando era relegada às atrizes e prostitutas. Mas durante as manifestações pelo sufrágio feminino, que começou a garantir o direito de voto às mulheres ao redor do mundo, as mulheres usaram exagerados batons vermelhos como forma de protesto, sendo a primeira vez desde os tempos de Veneza que as mulheres impõem o uso irrestrito da maquiagem à sociedade. 

Seja um personagem! 

A popularização definitiva do uso de maquiagem veio a partir da década de 20, com o cinema. Batons por 10 centavos de dólar eram vendidos, com a mensagem publicitária que incentivava a mulher a se transformar em um personagem inspirado por Hollywood. Ainda assim, ser visto comprando maquiagem ainda era algo embaraçoso, mas desde então utilizar maquiagem abertamente se tornou uma conquista definitiva das mulheres por todo o mundo.

Vale lembrar que não existia nenhum tipo de preocupação com o meio ambiente e nem mesmo com a saúde quando o assunto era maquiagem. As mulheres usaram todo tipo de produto tóxico em seus rostos e lábios durante muito tempo.

Mas principalmente depois do surgimento do movimento orgânico isso felizmente começou a mudar. Vamos ver o que é e como surgiu esse movimento?

Como surgiram os produtos orgânicos?

O termo “orgânico”, de forma simplificada, se refere principalmente à alimentos cultivados sem o uso de produtos químicos criados pelo homem.

O movimento orgânico surgiu ainda no início do século XX, em resposta ao crescente uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas na agricultura industrial. Inúmeras associações de fazendeiros foram criadas, incluindo os primeiros certificados de produção.

Já nos anos 70, a agricultura orgânica passou a ser estimulada, com os crescentes dados sobre a poluição ambiental causada pelo uso de agrotóxicos, continuando com a criação de regulamentações e certificados orgânicos por todo o mundo durante as décadas de 80 e 90.

Já a partir do ano 2000, houve um grande crescimento do mercado de produtos orgânicos, que foi além dos produtos alimentícios, espalhando-se por produtos de beleza, cuidados pessoais, tecidos e produtos para uso doméstico.

Os cosméticos orgânicos, incluindo a maquiagem orgânica, são produtos produzidos a partir de ingredientes cultivados ou produzidos dentro de normas estabelecidas pelo mercado que os classificam como orgânicos, sem o uso de ingredientes sintéticos e nocivos para o homem e o meio ambiente.

Diferenças entre produtos natural, orgânico, vegano e cruelty-free

O que chamamos de maquiagem convencional é aquela que não se aplica a esses rótulos que vamos explicar mais adiante. Os produtos de maquiagem convencional podem ser encontrados em farmácias, lojas especializadas e até mesmo supermercados. Estão por todos os lugares e são muito mais fáceis de se encontrar.

Esse tipo de maquiagem tem a regulamentação da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para serem distribuídos, mas não possuem nenhum tipo de compromisso com o uso de ingredientes naturais, preocupações com o meio ambiente ou com os animais.

Já os outros tipos de maquiagem que vamos citar aqui são a maquiagem natural, a maquiagem orgânica, a maquiagem vegana e a maquiagem cruelty-free.

É bem comum e perdoável que, diante de tantos termos que vemos quase diariamente, seja nas redes sociais ou em outras mídias, acabamos por tomá-los como apenas sinônimos, não dando muita importância em checar seus significados.

Engana-se quem pensa que são apenas nomes diferentes para o mesmo significado. Mas será que tem como finalmente entender o que significam? 

Abaixo, vamos ver quais as diferenças entre maquiagem natural, orgânica e vegana.

O que é maquiagem natural

É todo produto que não possui em sua fórmula ingredientes nocivos para a saúde e para o meio ambiente como parabenos, sulfatos e corantes. Além disso, o produto precisa ter 95% de ingredientes naturais e ao menos 5% de ingredientes orgânicos em sua fórmula.

A lista completa dos ingredientes não permitidos:

  • Amônia
  • Conservantes sintéticos
  • Corantes sintéticos
  • Dietanolamidas
  • Derivados do petróleo
  • Derivados de propileno
  • Fragrâncias sintéticas
  • GMOs
  • Silicone

Atenção no rótulo!
Quando a embalagem acompanhar a seguinte frase “a base de produtos naturais”, significa que existe apenas uma porcentagem de matéria-prima natural neste produto.

O que é maquiagem orgânica

Neste, a porcentagem de ingredientes orgânicos precisa ser muito maior, nada menos do que 95% de toda a fórmula do produto e o restante deve ainda ser de produtos naturais. Aqui a lista de proibidos dos produtos naturais também se aplica. Seus ingredientes também são livres de:

  • Adubos sintéticos
  • Agrotóxicos
  • GMOs

Atenção no rótulo!
Caso o rótulo tenha os dizeres “feito com matérias-primas orgânicas”, quer dizer que, seguindo a legislação, o produto possui apenas 70% de ingredientes orgânicos.

O que é maquiagem vegana

Para ser considerado vegano, um produto não deve utilizar em sua fórmula nenhum produto de origem animal. Isso inclui:

  • Albumina
  • Cera de abelha
  • Colágeno
  • Gelatina
  • Gordura animal
  • Lanolina
  • Leite
  • Mel
  • Tutano

Atenção no rótulo!
Para que seja comercializada como vegana, a maquiagem não deve ser testada em animais. Porém, ela pode, sim, conter ingredientes que tiveram testes realizados em bichinhos – a não ser que o rótulo contenha “cruelty free.

O que é maquiagem cruelty-free

Para ser totalmente “isento de crueldade”, um produto não pode ter sido testado em animais para chegar às prateleiras, podendo ter em sua composição qualquer tipo de ingrediente, natural ou sintético.

Atenção no rótulo!
Para que seja comercializada como “cruelty free, a maquiagem e todos os seus ingredientes não podem ter sofridos testes em animais. 
 A confirmação deste fato é feita através de certificações por empresas como PETA, Choose Cruelty-free e CCIC & BUAV. Veja seus selos abaixo. 
selos cruelty free

Para ficar ainda mais claro, perceba os seguintes pontos que merecem destaque.

Não se engane!

  • Um produto orgânico é sempre natural, mas um natural nem sempre é orgânico.
  • Produtos naturais e orgânicos podem ter ingredientes de origem animal em sua fórmula.
  • Um produto vegano pode ter ingredientes sintéticos, incluindo parabenos, sulfatos e corantes.
  • Um produto vegano não é necessariamente cruelty free.

Qual maquiagem é a melhor para mim?

Se a sua preocupação maior é sua saúde e sua pele, a melhor aposta é provavelmente a maquiagem orgânica. Já se você abomina a crueldade com os animais, a maquiagem vegana, mas principalmente a cruelty free, te dá a certeza de que nenhum animalzinho teve que sofrer abusos para que você possa se maquiar.

Atenção nos selos e certificados!
Procure nas embalagens os selos do ECOCERT e do IBD, além de outros selos e certificados. Porém, fique atenta porque em alguns casos um produto pode ter um desses selos apenas porque utiliza algum ingrediente aprovado pelas instituições.

certificados organicos

Agora, que tal saber um pouco mais sobre o que todos esses ingredientes sintéticos podem causar em sua pele?

Como a maquiagem afeta sua pele

Você usa maquiagem diariamente sem pensar no que ela pode fazer com a sua pele? Ou pensa em talvez passar a utilizar a maquiagem natural, a maquiagem orgânica ou a maquiagem vegana apenas por princípios?

Vamos saber um pouco mais sobre o que a maquiagem pode fazer com a sua pele, afinal, são produtos industrializados em contato com seus poros e mucosas. É sempre bom saber os benefícios e também os malefícios dos produtos que você usa, não é mesmo? E isso não exclui a sua maquiagem.

Primeiro, vamos ver os ingredientes que você deve evitar.

Os ingredientes mais perigosos e onde estão

  • BHA e BHT 

Podem ser encontrados em batons e sombras para os olhos. É comprovadamente cancerígeno em animais e apesar de não ter sido testado suficientemente em humanos, é óbvio que se deve evitar.

  • Chumbo

Também pode ser encontrado em batons. Também é cancerígeno, mas pode causar outros sérios problemas como depressão, agitação, hiperatividade, dificuldade de concentração, de aprendizado, ciclo menstrual desregulado, doença de Alzheimer e Parkinson, além de muitos outros. Fuja do chumbo!

  • Parabenos

Podem ser encontrados nos mais variados tipos de maquiagem porque possuem ação contra fungos e micróbios, mas eles interferem também no sistema endócrino e possuem ação estrogênica, causando males mesmo em pequenas doses.

  • Oxibenzona

Ela pode ser encontrada em maquiagens que também possuem ação contra os raios solares. Mas a proteção solar vem com efeitos indesejados como reações alérgicas, mutação celular e o desregulamento dos hormônios.

  • Lauril sulfato de sódio

Este é para procurar, não nas embalagens das maquiagens, mas na embalagem dos removedores de maquiagem. Ele pode desencadear reações alérgicas e suspeita-se que também seja cancerígeno.

alergia de maquiagem

O que mais procurar e evitar?

Alguns produtos utilizam nomes dos ingredientes em inglês, mas são bem parecidos em português.
Pode anotar mais essa extensa lista de itens tóxicos abaixo que podem ser encontrados em maquiagens:

  • Amianto
  • Butilparabeno
  • Butil-hidroxianisol
  • Butil-hidroxitolueno
  • DEA, MEA e TEA
  • DMDM Hidantoína
  • Diazolidinil Uréia
  • Imidazolidinil Uréia
  • Geleia Mineral
  • Metilparabeno
  • Metenamina
  • Óleo de Vaselina
  • Óleo Mineral
  • Parafina Líquida
  • Petróleo
  • Petrolato
  • Propilparabeno
  • P-Fenilenodiamina
  • Quatérnio-15

Qual o custo da beleza? Atualmente, existem alternativas no mercado de cosméticos que vão cumprir o mesmo papel da maquiagem convencional, mas preservando também a sua saúde e a sua beleza a longo prazo!

Maquiagem orgânica é melhor?

Se você chegou até aqui em nossa breve viagem sobre a maquiagem, já deve ter percebido que as melhores opções, primeiro para a sua saúde e sua beleza a longo prazo, e ainda para o meio ambiente e para o bem-estar dos animais, são as maquiagens naturais, orgânicas, veganas e cruelty free.

Embora qualquer uma dessas escolhas já seja muito melhor do que a da maquiagem convencional, a maquiagem orgânica, principalmente, apresenta as maiores vantagens. Vamos tentar, nessa parte do nosso artigo, explicar a você porque a maquiagem orgânica é superior em muitos aspectos à maquiagem convencional.

O processo de fabricação de uma maquiagem convencional visa apenas o resultado estético, imediato. Seus efeitos com o uso ao longo do tempo não importam para a indústria, mas o melhor impacto imediato, ou seja, a melhor cobertura para uma base ou batom, a melhor fixação de um lápis e por aí vai! Da mesma forma, o impacto ambiental também não é levado em consideração.

Efeitos que a maquiagem convencional pode causar

  • Irritação nos olhos
  • Irritação na pele
  • Manchas e erupções cutâneas
  • Inflamações nos lábios
  • Ressecamento ou aumento da oleosidade
  • Reações alérgicas
  • Aumento do risco de câncer

Por que a maquiagem orgânica não causa tais reações?

Porque essas reações desagradáveis são causadas por ingredientes, na maioria das vezes sintéticos ou metais pesados e petroquímicos, que estão presentes na formulação da maquiagem convencional, mas não estão presentes na maquiagem orgânica.

A maquiagem orgânica, ao contrário, é formulada com ingredientes naturais que servem, inclusive, para o tratamento da pele e não para a sua deterioração conforme o uso.

Vantagens do uso da maquiagem orgânica

  • Livre de substâncias químicas
  • Livre de abusos ao meio ambiente
  • Livre de abusos aos animais
  • Não ressecam a pele
  • Ajudam na hidratação
  • Diminuem a chance de acne
  • Evitam alergias e irritações

E apesar de muitos acharem que o uso de ingredientes naturais significa utilizar menos tecnologia, portanto um menor nível de segurança para o consumidor, a realidade atual dos orgânicos não é essa.

As maquiagens orgânicas, por exemplo, possuem um prazo de validade comparável ao da maquiagem convencional, que é por volta dos dois anos.

Mas e os preços, será que são os mesmos?

Comparar o preço de maquiagem convencional e orgânica não é tão simples quanto possa parecer, já que não existe apenas uma única marca de um e outro tipo, são dezenas de marcas, cada uma com uma melhor ou pior qualidade e seus devidos preços.

Já foi verdade afirmar que a maquiagem orgânica se diferencia da convencional pelo preço mais alto, mas atualmente, com novas técnicas de produção e uma maior procura, ou seja, mais mulheres querendo comprar maquiagem orgânica, essa afirmação já está virando um mito

É bom lembrar que a maquiagem orgânica é um produto de alta qualidade, portanto não é justo comparar com aquela maquiagem convencional mais baratinha, mas comparando com maquiagem convencional de qualidade a disputa é acirrada.

Marcas de maquiagem orgânica, vegana e/ou cruelty-free

Finalizando a leitura desse artigo, para te ajudar, fizemos uma seleção dos produtos que mais gostamos nas últimas semanas.

melhor maquiagem organicaAlém disso, aqui está uma lista com diversas marcas nacionais e importadas que vendem produtos orgânicos e/ou cruelty-free. As classificamos por país, ano de criação, tipo (como seus produtos são classificados) e se possuem alguma certificação.

Obs.: Todas as mascas listadas podem ser encontradas no Brasil, no link indicado.

Importadas

Marca País Ano Tipo Certificação
Alva Alemanha 1988 Orgânica e Cruelty-free Sim
BAIMS Alemanha 2014 Orgânica e Cruelty-free Sim
ILIA Beauty Canadá 2011 Orgânica e Cruelty-free Sim
Kat Von D EUA 2005 Cruelty-free Não
Kiko Itália 1997 Orgânica e Cruelty-free Não
Marc Jacobs Beauty EUA Cruelty-free Sim
RMS Beauty EUA 2008 Orgânica e Cruelty-free Sim
SmashBox EUA 1996 Cruelty-free Sim
Too Faced EUA 1998 Cruelty-free Sim

Brasileiras

Marca Ano Tipo Certificação
Arte dos Aromas Orgânica e Vegana Sim
Bioart 2010 Orgânica e Vegana Não
Cativa Natureza 2008 Orgânica e Vegana Sim
Dona Orgânica Orgânica Não
Herbia 2005 Orgânica e Cruetlty-free Sim
Nação Verde 2010 Orgânica e Vegana Não
Organela 2016 Orgânica e Vegana Sim
Simple Organic Orgânica (alguns produtos) Sim
Splendor Orgânica e Vegana (linha Glory By Nature) Sim
Surya Brasil 1995 Orgânica e Cruelty-free Sim

Com estas informações em mão, é possível fazer escolhas mais conscientes, levar em conta a saúde da sua pele e pensar com carinho na natureza a nossa volta.

[Bônus] Guias de compra e uso de maquiagem orgânica

Você já tem uma opinião formada a respeito das diferenças entre as maquiagens convencional e orgânica? Tem alguma maquiagem orgânica que gostaria de indicar? Compartilhe aqui!