Qual o mais durável? E qual é o melhor para você? Na hora de consumir, você sabe diferenciar esses produtos? Se ainda não, você vai tirar suas dúvidas agora!
Cosméticos convencionais
Basicamente, os produtos convencionais possuem regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas não necessitam de certificação ambiental. São produtos que a maioria de seus ingredientes são sintéticos e derivados do petróleo. E, geralmente, são testados em animais.
A Ágata Market entende que um mundo mais sustentável é formado por pessoas que exigem o melhor para a sua vida e para o planeta, buscando alternativas de consumo mais saudáveis no seu dia a dia.
Cosméticos naturais
A característica principal deste tipo de produto é a ausência de aditivos químicos em sua composição. Isso já é ótimo!
Existe uma lista de matérias-primas proibidas definidas pela Ecocert e pelo Instituto Biodinâmico, instituições comprometidas com regulamentação desses produtos.
Cosméticos naturais devem ter 95% de matérias-primas naturais, e apenas 5% de composto por substâncias sintéticas não proibidas.
Veja quais as substâncias permitidas e as proibidas que qualificam os produtos naturais:
Os produtos à base de ingredientes naturais possuem substâncias proibidas misturadas a algumas matérias-primas naturais permitidas. Alguns são vendidos com selos de certificação por terem matérias-primas naturais na composição, porém, isso não os definem como realmente naturais.
Em resumo: ter substâncias proibidas ou mais de 5% de composição sintética, não é cosmético natural, mesmo que tenha ingredientes naturais.
A Ágata Market possui em sua loja online mais de 30 marcas na curadoria, incluindo produtos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis para cuidados pessoais, além de itens reutilizáveis.
Cosméticos orgânicos
Há dois tipos, os cosméticos orgânicos e os cosméticos feitos de matéria-prima orgânica. Ambos são compostos de produtos naturais, a diferença está na porcentagem dos ingredientes.
- Cosméticos orgânicos: 95% orgânico + 5% de água ou matéria-prima natural.
- Cosméticos feitos de matéria-prima orgânica: entre 70% e 95% feito de matérias-primas certificadas como orgânicas.
- Um produto natural nem sempre é orgânico.
- Mas, todo produto orgânico será sempre natural.
Existem também os produtos veganos, que não utilizam nenhuma substância de origem animal. Porém, podem conter em sua composição elementos químicos ou sintéticos. Fique sempre atento à descrição do produto no rótulo ou embalagem.
Cosméticos naturais e orgânicos são biodegradáveis, podendo ser descartados em lixo comum. Mas, em caso de dúvidas, leia sempre o rótulo para saber a melhor forma de descartar embalagens e produtos.