Tudo Sobre Tinturas Orgânicas e Veganas para Cabelos Mais Saudáveis

Tintura boa é aquela que não prejudica os cabelos e nossa saúde a longo prazo, e ainda protege os animais e o meio ambiente.

Se você costuma pintar os cabelos, seja para cobrir os fios brancos ou para mudar de visual, vai gostar de saber que existem, sim, opções de tinturas orgânicas.

As tinturas para cabelo consideradas orgânica, natural e/ou vegana são superiores às convencionais por conta de seus ingredientes não-tóxicos e naturais, que só trazem benefícios aos cabelos e à saúde.

Para saber como identificar produtos confiáveis, aqui estão dicas de componentes a evitar nos rótulos e uma lista de marcas certificadas disponíveis no Brasil.

Como surgiram as tinturas para cabelos

Antes de falarmos sobre o surgimento de tinturas orgânicas, é importante entender exatamente o que é a tintura para cabelo, como ela surgiu e quais são seus efeitos a curto e longo prazo nos cabelos e na saúde.

Aliás, se você pensou que pintar os cabelos é coisa dos tempos modernos, vai descobrir que não é bem assim!

Como visto no vídeo, os egípcios, por volta do ano de 1200, já usavam a hena e outras tinturas naturais para pintar os cabelos de preto e ficarem iguais a Cleópatra. Outra que inspirou seus súditos a colorir os cabelos foi a Rainha Elizabeth, com seus cabelos ruivos por volta de 1500.

Civilizações antigas como os chineses e indianos já usavam ervas e raízes para colorir os cabelos. Até mesmo os índios brasileiros, antes da chegada dos colonizadores, já estavam na moda, com seus cabelos avermelhados!

Não se sabe exatamente quando surgiu, mas achados arqueológicos mostram apetrechos de cortar e tingir cabelos e barbas, sugerindo que colorir os cabelos é hábito milenar, mesmo entre os homens.

Mas foi ao final do século 19 e início do século 20 que a descoberta de substâncias químicas capazes de descolorir os cabelos fizeram uma revolução nas tinturas. A partir daí, desenvolveram-se a tintura permanente e os shampoos e cremes tonalizantes.

Já na década de 80, começaram a reduzir as concentrações de ativos presentes nas tinturas, justamente para tentar reduzir os danos que tais ingredientes estavam causando aos cabelos. Até hoje, as indústrias buscam por novas substâncias que causam cada vez menos danos, sem atrapalhar os resultados esperados.

Quais os tipos de tinturas para cabelos

Os tipos de tinturas são inúmeros, mas todos se enquadram em quatro tipos básicos:

  • Temporária
  • Semipermanente
  • Progressiva
  • Permanente

Abaixo, explico em detalhes o efeito de cada uma aos cabelos.

Tintura temporária

No mercado de tinturas convencionais, esse tipo é o mais comum e o mais seguro e menos tóxico, por não conter boa parte dos ingredientes prejudiciais.

Colore os cabelos apenas adicionando cor, ou seja, não consegue mudar a cor dos cabelos de maneira radical. São pequenas moléculas coloridas que se agarram as paredes e à cutícula dos cabelos, sem alterar as cores naturais.

Essas pequenas moléculas coloridas que compõem a tintura não se agarram aos fios por muito tempo, e os cabelos voltam a cor natural após algumas lavagens.

A tintura de cabelo temporária não consegue clarear a cor natural dos cabelos, como outros tipos de tintura. Ela vai apenas realçar a sua cor natural ou cobrir falhas.

tintura temporaria para cabelos

Tintura semipermanente

Resiste mais às lavagens do que a tintura temporária. Também não pode clarear a cor natural dos cabelos e cobre apenas parcialmente a cor grisalha. Tem basicamente o mesmo tipo de ação da tintura temporária.

Ela dura mais porque em sua fabricação já há a adição de peróxidos, substâncias sintéticas que são bastante tóxicas.

Tintura progressiva

Esse é um tipo de tintura para um uso bem específico, que é escurecer os cabelos pretos que ficaram grisalhos. Geralmente é fabricada com o acetato de chumbo, uma substância bastante tóxica.

Ele se combina com substâncias já presentes nos cabelos para formar outra substância, de cor preta, bem pouco solúvel em água e por isso fica muito mais tempo nos cabelos.

Tintura permanente

Esse é o tipo de tintura mais tóxica, pois contém amônia, peróxidos e inúmeros outros ingredientes sintéticos perigosos, dos quais falaremos mais, um pouco adiante.

Esse tipo de tintura realmente modifica a pigmentação, clareia e modifica radicalmente a cor dos cabelos.

A tinta penetra profundamente nos fios e não é removida com as lavagens.

No processo, o cabelo original é primeiro clareado e em seguida a nova pigmentação entre em cena, dando uma nova cor aos fios que foram clareados.

Os retoques são necessários apenas para cobrir os cabelos que crescem da cor natural, próximos à raiz.

tintura permanente para cabelos

Outras formas de mudar a cor dos cabelos

Existem outras formas de colorir e descolorir os cabelos além desses tipos básicos, como a coloração com henna, os shampoos tonalizantes e o clareamento dos cabelos.

Mas, focando nas tinturas convencionais e mais utilizadas no dia a dia, abaixo apresento os ingredientes considerados tóxicos e seus efeitos. São componentes que devemos evitar, sempre que possível!

Ingredientes tóxicos nas tinturas convencionais

Essas tinturas convencionais tratadas acima, que podem ser também chamadas de tinturas sintéticas, possuem corantes artificiais e também grandes quantidades de solventes, além de outros ingredientes tóxicos.

Eles penetram em nosso organismo principalmente através do couro cabeludo, que entra em contato com a tintura e a absorve.

Vamos ver alguns dos mais perigosos ingredientes presentes nestes produtos.

Chumbo

Assim como a prata e o bismuto, o chumbo é um dos corantes metálicos que está presente principalmente nas tinturas para cobrir cabelos brancos e grisalhos.

O chumbo, ao penetrar em nosso organismo, pode causar, entre outros:

  • Problemas gastrointestinais
  • Problemas hormonais
  • Problemas musculares
  • Problemas neurológicos
  • Surgimento de câncer

Formaldeído

Muito comum nas tinturas convencionais, esse ingrediente sintético mais conhecido como formol é permitido pela nossa legislação apenas como conservante e não como alisante.

Entre as reações que ele pode provocar, estão:

  • Queda capilar
  • Dermatite
  • Úlceras
  • Danos fetais
  • Câncer

Alcatrão

Essa substância tóxica está presente nos cigarros e nas tinturas semipermanentes.

Sendo um carcinógeno, ou seja, uma substância conhecida por provocar o surgimento de câncer, essa é a pior consequência de seu uso.

Os tipos de câncer comumente causados pelo alcatrão são:

  • Câncer de pele
  • Câncer de bexiga
  • Câncer de pulmão
  • Câncer nas células do sangue (Leucemia)

Parabenos

Seus tipos mais comuns são o metilparabeno, o butilparabeno, o etilparabeno e o propilparabeno, substâncias sintéticas tóxicas também presentes nas tinturas convencionais. Eles são considerados como disruptores endócrinos, ou seja, desregulam os hormônios.

Os efeitos associados aos parabenos são:

  • Alergias diversas
  • Desregulação dos hormônios

Liberadores de dioxano

Presentes na maioria das tinturas sintéticas, também são considerados como possivelmente carcinógenos e causam problemas como os descritos a seguir:

  • Alergias diversas
  • Irritações no couro cabeludo
  • Irritações na garganta
  • Irritações no nariz

A lista não para por aí!

Há também outros diversos ingredientes sintéticos com propriedades tóxicas que estão presentes nas tinturas convencionais.

Outros ingredientes prejudiciais a evitar

  • Amônia: ingrediente de alvejantes e produtos de limpeza que causa problemas respiratórios.
  • Eugenol: utilizada como fragrância, causa alergias, problemas no sistema imunológico e câncer.
  • Resorcinol: causa problemas nas funções hormonais e elevação dos hormônios sexuais.
  • DMDM Hidantoína: considerada uma imunotoxina, causa problemas no sistema imunológico. É proibida no Japão.
  • P-Fenilenodiamina: conhecido também como PPD, causa câncer de bexiga, problemas renais e pulmonares.

Quanta substância tóxica em simples tintas para os cabelos! Tenho certeza que você deve ter pensado seriamente em, quem sabe, encontrar um substituto natural para elas.

Eles existem e fazem parte da gama de produtos orgânicos, naturais e veganos que já estão disponíveis no Brasil.

Vamos conhecer um pouquinho mais esse universo orgânico?

Diferenças entre tinta orgânica, natural e vegana

Você sabe o que é considerado, de fato, um produto orgânico?

Aqui vamos detalhar suas características, suas diferenças entre produtos natural e vegano (muitas vezes confundidos como uma coisa só), e também cuidados na hora de ler o rótulo e identificar o tipo de tintura, através dos seus próprios ingredientes.

Tintura natural

Tudo que é fabricado com ingredientes encontrados na natureza e que não contém os seguintes ingredientes sintéticos, prejudiciais ao homem e ao meio ambiente:

  • Corantes sintéticos
  • Fragrâncias sintéticas
  • Conservantes sintéticos
  • Derivados de propileno
  • Derivados do petróleo
  • Dietanolamidas
  • Amônia
  • Silicone
  • GMOs

Um produto, para ser considerado natural, deve ter também ao menos 5% de orgânicos na fórmula.

Tintura orgânica

Para ser considerado orgânico, um produto deve ter todas as características dos naturais.

Além disso, são proibidos os ingredientes que foram cultivados com o uso de agrotóxicos, adubos e fertilizantes sintéticos.

A sua fórmula deve ter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos com essas características, e no máximo 5% deles pode ser de ingredientes considerados naturais.

Tintura vegana

Já os veganos tem a principal preocupação com o bem-estar dos animais.

Para ser considerado vegano, o produto não pode ter sido testado em animais ou vindo da exploração ou do sofrimento dos animais em qualquer fase da produção.

O produto vegano também não pode conter ingredientes de origem animal.

A seguir, uma lista de ingredientes proibidos na formulação de produtos veganos.

  • Mel
  • Cera de abelha
  • Lanolina
  • Colágeno
  • Albumina
  • Gelatina
  • Leite
  • Gordura animal
  • Tutano

Qual tintura é melhor e mais saudável para os cabelos?

As tinturas orgânicos são, portanto, as mais seguras no que se refere à nossa saúde e aos impactos ambientais.

Já as veganas são as que se preocupam com os animais.

Então, se você compartilha desta causa assim como eu, saiba que existem produtos certificados como orgânicos e também veganos!

Para identificá-los, é só ficar atento aos rótulos e encontrar os selos ou certificados abaixo.

certificados organicos

Onde encontrar tinturas orgânicas?

Aqui está uma lista de marcas nacionais que possuem em seu catálogo tinturas orgânicas, naturais ou veganas. Encontrar a coloração ideal para os seus cabelos será o primeiro passo!

Marca País Ano Tipo Certificação
Surya Brasil 1921 Orgânica e Vegana (algumas linhas) Sim
Keune Holanda 1922 Orgânica e Vegana (linha So Pure) Sim
Avora Brasil Vegana Aguarda aprovação
Kamaleão Brasil Vegana Não
Candy Color Brasil 2011 Vegana Não

Essas são algumas marcas que confio por experiência pessoal, e podendo ser um caminho para você começar a procurar o seu produto ideal e eliminar de vez toda essa quantidade de produtos tóxicos dos cabelos e da cabeça!

melhores tinturas organicas veganas

Recomendamos: Surya Brasil – Henna para Cabelo

A Surya Brasil é líder de mercado mundial na venda de Henna para cabelo.

A Henna é uma coloração semipermanente com extratos vegetais. É natural e vegana, por isso não estraga os fios.

Pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, mesmo com progressiva ou outras químicas.

A Henna está disponível em creme e pó em nossa loja online aqui, ou abaixo.

Como tingir cabelos de forma natural em casa 

Agora, se o preço mais alto é um problema ou tem preferência por fazer sua própria tintura para cabelos, usando ingredientes que provavelmente você já tem em casa, aqui vão algumas receitinhas.

Mas lembre-se que seus resultados são modestos, ainda inferiores aos das tinturas orgânicas no mercado. 

Tintura de chá preto

Bom para cabelos pretos, castanhos escuros e castanhos, mesmo os que estão começando a ficar grisalhos.

Ingredientes

  • 3 a 5 saquinhos de chá preto
  • 2,5 xícaras de água

Modo de preparo e aplicação

Ferva a água e coloque os saquinhos de chá, deixando-os por 30 minutos. Retire os saquinhos após esfriar e use o chá para aplicar nos cabelos. Deixe agir por uma hora. Você pode fazer isso várias vezes para obter maiores resultados.

Tintura de beterraba e cenoura

Bom para obter tons ruivos ou avermelhados.

Você pode utilizar apenas a beterraba para tons mais avermelhados e somente a cenoura para tons alaranjados.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada
  • 1 cenoura picada
  • 1 xícara de água

Modo de preparo e aplicação

Prepare um suco e aplique nos cabelos após a lavagem. Coloque-os numa touca, deixando agir por uma hora. Enxague. A seguir ,passe vinagre de maçã nos cabelos para fixar a cor.

Cuidado: o suco da beterraba e da cenoura mancham roupas e a pele, então tome as precauções necessárias.

Tintura de limão

Essa é uma receita para o clareamento do cabelo, ou seja, para a obtenção de tons mais claros do que o natural.

Não é exatamente uma tintura, pois o suco de limão não colore, apenas clareia.

Com chá de camomila bem forte você obtém um efeito de iluminação.

Ingredientes

  • Suco de limão
  • Meia xícara de chá de camomila bem forte
  • 1 borrifador

Modo de preparo e aplicação

Coloque o suco de limão e o chá de camomila no borrifador. Aplique nos cabelos e escove para espalhar. Deixe agindo nos cabelos por algumas horas antes de lavar.

Cuidado: se exposto ao sol, o limão vai clarear ainda mais os cabelos. Ele mancha e queima a pele com o sol, então é melhor nem tentar.

Gostou das receitas? Se você tiver dicas sobre tingir cabelos de forma natural, ou ainda alguma indicação de produtos orgânicos para coloração, compartilhe aqui!