Transição para os cosméticos naturais: Por onde começar?

Hoje não há mais dúvidas: os produtos naturais não deixam nada a desejar aos convencionais e realmente funcionam! Arriscamos a dizer que são superiores também e podemos te provar.

As químicas que compõem os produtos “convencionais” muitas vezes podem trazer algum efeito colateral ou malefício para o corpo, nossa saúde e até mesmo, ao meio ambiente.

A boa notícia é que o mercado de cosméticos naturais vem crescendo ano após ano, ganhando cada vez mais espaço. Conforme o conhecimento sobre esse segmento se espalha, as pessoas tendem a experimentar e adotar o uso no dia a dia. A pandemia acelerou esse processo de migrar para o lado mais saudável da beleza e do bem-estar.

A primeira dica para você começar a sua transição para os cosméticos naturais é:

Não jogue os seus produtos industrializados antigos fora! Utilize até o final. Já que você os possui, o melhor é finalizar o consumo aos poucos e à medida que vão terminando, dê preferência em uma próxima compra aos itens mais naturais e ecológicos. O meio ambiente e o bolso agradecem.

Dica número 2!

Leia sempre o rótulo! Todo o rótulo! Informação é poder e vai te garantir maior liberdade e consciência em suas escolhas. Apenas produtos que contém matérias-primas naturais em mais de 95% da composição podem ser considerados naturais. Sabemos que decifrar os nomes dos ingredientes e a finalidade de estarem ali na fórmula nem sempre é fácil, pelo contrário, pode ser frustrante e demorado.

Exemplo de desorodante pedra/cristal

Para ajudar você, contamos com uma lista intitulada “FAQ Ingredientes” gratuitamente disponibilizada no rodapé de nosso site. Nela estão alguns ingredientes que recomendamos a evitar nos produtos e suas funções. Ressaltamos também que os cosméticos da loja online são livres dos compostos presentes na lista. Clique aqui para conferir.

Dica 3!

Evite produtos que contenham:

  • Fragrância sintética
  • Corantes artificiais 
  • Parabenos
  • Ftalatos
  • Alumínio
  • Triclosan e Triclocarban
  • Lauril Sulfato de Sódio 

Após esses primeiros cuidados, você pode começar a sua transição. Inicie com produtos mais comuns, como shampoos e sabonetes, por exemplo, e depois, creme dental e desodorante. Lembramos que não há uma regra, e sim, maneiras de tornar o processo mais prático e mais leve para você.

A Ágata Market tem ótimas opções de produtos naturais para o seu skincare, haircare e estilo de vida mais consciente.

Ao adquirir e começar a usar os produtos na nossa loja, você vai descobrir que…

Espuma não é sinônimo de limpeza!

Produtos naturais não produzem tanta espuma como os convencionais? Depende! 

Exemplo de shampoo natural sólido

O cenário mudou e atualmente, com o desenvolvimento da indústria, pesquisa e desenvolvimento da cosmética natural, é possível encontrar cosméticos que fazem espuma muito cremosa e abundante, como shampoos e sabonetes. Diferente do que acontecia há alguns anos, onde era realmente difícil encontrar itens naturais que produzissem mais espuma.

No entanto, alguns produtos naturais produzem propositalmente pouca (low-poo) ou nenhuma espuma (no-poo) e podem ser mais gentis com a sua pele, caso prefira.

Por anos, através das propagandas, fomos convencidos a acreditar que a espuma limpa, o que não é bem assim. É a estrutura química formada pelas micelas que tem a capacidade de realizar a limpeza, e não a espuma em si. 

E mais…

Você já ouviu falar de Lauril Sulfato de Sódio (LSS)? Basicamente, esse é o nome do tensoativo que promove aquela espuma volumosa que dá a sensação de limpeza. Porém, como ele está presente na maioria dos produtos utilizados pelas pessoas, como detergentes, shampoos, cremes e sabonetes, por exemplo, pode poluir a água que vai para os rios e mares, modificando de forma negativa a vida aquática e seu bioma.

Falando em meio ambiente, lembre-se: escolha produtos naturais e que não sejam testados em animais!

Os produtos naturais trazem o aroma original dos ingredientes. Caso prefira, há também produtos naturais sem cheiro, como sabonetes, cremes e desodorantes. Muitas vezes, o aroma mais acentuado é proveniente dos óleos essenciais, que além de fornecerem o perfume natural, possuem benefícios como bem-estar físico e emocional.

Já no caso dos sabonetes convencionais, são as essências sintéticas que dão o cheiro aos produtos. Geralmente, o perfume artificial é desenvolvido com químicas nocivas que podem causar alergias. 

Prefira os sabonetes naturais, que além do aroma nos remeter à natureza, promove bem-estar, possui agentes de limpeza não poluentes, que limpam suavemente a pele e sem retirar a sua camada de proteção.

Importante você ter sempre em mente que:

  • Sabonetes, shampoos, condicionadores, hidratantes e outras itens naturais duram mais e é possível utilizá-los até o fim
  • Produtos naturais e veganos tem o cuidado real com o meio ambiente
  • A adaptação pode levar um tempo, então não desista e tenha paciência
  • Os cosméticos naturais têm maior afinidade com a pele, mas isso não significa que não terá reação alérgica a algum produto específico
  • Desodorantes naturais não são antitranspirantes, mas você encontrará um que ganhará o seu coração

O mais importante é ir gradualmente testando os produtos e perceber aqueles que mais agradam o seu gosto.

Essa é uma experiência valiosa, pois são muitas as possibilidades. É preciso sentir como os seus sentidos vão responder.

O autocuidado acontece de fato quando você pratica o autoconhecimento.